Temática II - Os Personal Learning Environments - Tarefa 1
Bibliografia
anotada - Os Personal Learning Environments.
Nota Introdutória
A Unidade Curricular Processos Pedagógicos em E-learning, requer
como primeira tarefa da temática II – Os Personal Learning Environments a elaboração e
disponibilização, ao grupo turma, de uma bibliografia anotada com dois itens.
Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem)
refletem e acompanham as mudanças sociais e culturais provocadas pelas revoluções
tecnológicas, nomeadamente com a Web 2.0.
Como referido por Peña-Lopez, no artigo “Mapping the PLE-sphere”,
“Under the concept of the Personal Learning Environment (PLE) we
find everything (literally: everything) that a person is using to learn.”
Os dois artigos abaixo apresentados têm como pontos comuns, a
relação do e-learning aos Personal Learning Environment e a pertinência da
abordagem construtivista (auto) na estruturação do conhecimento individual ao
longo da vida.
Bibliografia
anotada do artigo:
Morgado,
L., & Meirinhos, M. (2013). Desenvolvimento de um PLE, com recurso à
plataforma Edu20.org, numa turma de alunos de um curso profissional. Conferencia
Iberica innovación en la educación com TIC. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346470343_Desenvolvimento_de_um_PLE_com_recurso_a_plataforma_Edu20org_numa_turma_de_alunos_de_um_curso_profissional_Developing_a_PLE_in_a_class_of_vocational_education_using_the_Edu20org_platform
O artigo Desenvolvimento de um PLE, com recurso à plataforma
Edu20.org, numa turma de alunos de um curso profissional apresenta a
aplicabilidade de um Personal Learning Environment (PLE), um Ambiente
Pessoal de Aprendizagem numa realidade concreta.
Os autores Lucinda Morgado e Manuel Meirinhos, ao longo do texto,
estabelecem uma linha condutora e cronológica sobre os PLE.
Começam com a indicação dos pressupostos teóricos subjacentes ao
conceito de PLE, fazendo referência ao e-learning 2.0 e à abordagem construtivista,
aglutinando várias teorias e sintetizando que as novas formas de aprendizagem e
respetivas estratégias devem estar adaptadas aos alunos 2.0 que buscam, constroem
e partilham conhecimentos através das várias ferramentas disponíveis na Web 2.0.
De seguida, numa perspetiva cronológica, e referenciado vários teóricos,
o conceito de PLE é exposto, culminado com a noção do mesmo associada à evolução
da Web para a Web 2.0 e a um aperfeiçoamento do conceito de e-learning, na
perspetiva de desenvolver nos alunos capacidades de maior autonomia, de
partilha e de colaboração ao longo da vida.
Para os ambientes de aprendizagem individual, os autores enumeram
e identificam elementos e as ferramentas necessários para que a informação se
converta em conhecimento individual, partilhado, integrado e integrando recursos
digitais.
O artigo finaliza com a apresentação da implementação de um PLE numa
turma do curso profissional com o intuito de aferir a importância de um
ambiente pessoal de aprendizagem e, para tal, utilizaram uma plataforma de
e-learning, a Edu2.0.
Bibliografia
anotada do artigo:
Santos,
C., Pedro, L., & Almeida, S. (2012). Sapo Campus: promoção da utilização de
serviços da Web social em contexto educativo. Educação, Formação &
Tecnologias-ISSN 1646-933X, 4(2), 76-88. Disponível em:
http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/257/147
No artigo Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da
Web social em contexto educativo, os autores relacionam o avanço das tecnologias
de informação e comunicação (TIC) a uma revolução ideológica educativa, com
particular incidência na aprendizagem.
A utilização da Web 2.0, em contexto educativo, é apresentada como
o meio pelo qual o aluno desenvolve uma nova postura, nomeadamente no que
concerne às práticas e às metodologias utilizadas e a utilizar, salientando -
se a visão social da Web na perspetiva de uma aprendizagem colaborativa e
conetiva.
Ao apresentar e caracterizar o projeto Sapo Campus e a plataforma
desenvolvida na Universidade de Aveiro, os autores procuram comprovar a
utilização destas tecnologias no Ensino Superior, refletindo sobre os
resultados obtidos. Neste sentido analisaram as exigências atuais e a
necessidade em se adaptar o processo educativo.
É destacada a importância dos PLE para a construção do
conhecimento dos alunos durante o período de educação formal, não formal e
informal. Desta forma, é evidenciada a necessidade de abertura da plataforma e
da sua flexibilização, no intuito de se atingirem níveis de partilha e de
interação essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem individual.
O estudo apresentado é extremamente enriquecedor e bem
estruturado, permitindo-nos retirar ilações importantes no que respeita à
importância do PLE para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade.
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