Temática II - Os Personal Learning Environments - Tarefa 1

 

Bibliografia anotada - Os Personal Learning  Environments.


Nota Introdutória

A Unidade Curricular Processos Pedagógicos em E-learning, requer como primeira tarefa da temática II – Os Personal Learning  Environments a elaboração e disponibilização, ao grupo turma, de uma bibliografia anotada com dois itens.

Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) refletem e acompanham as mudanças sociais e culturais provocadas pelas revoluções tecnológicas, nomeadamente com a Web 2.0.

Como referido por Peña-Lopez, no artigo “Mapping the PLE-sphere”, “Under the concept of the Personal Learning Environment (PLE) we find everything (literally: everything) that a person is using to learn.”

Os dois artigos abaixo apresentados têm como pontos comuns, a relação do e-learning aos Personal Learning Environment e a pertinência da abordagem construtivista (auto) na estruturação do conhecimento individual ao longo da vida.

 

Bibliografia anotada do artigo:

Morgado, L., & Meirinhos, M. (2013). Desenvolvimento de um PLE, com recurso à plataforma Edu20.org, numa turma de alunos de um curso profissional. Conferencia Iberica innovación en la educación com TIC. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346470343_Desenvolvimento_de_um_PLE_com_recurso_a_plataforma_Edu20org_numa_turma_de_alunos_de_um_curso_profissional_Developing_a_PLE_in_a_class_of_vocational_education_using_the_Edu20org_platform

 

O artigo Desenvolvimento de um PLE, com recurso à plataforma Edu20.org, numa turma de alunos de um curso profissional apresenta a aplicabilidade de um Personal Learning Environment (PLE), um Ambiente Pessoal de Aprendizagem numa realidade concreta.

Os autores Lucinda Morgado e Manuel Meirinhos, ao longo do texto, estabelecem uma linha condutora e cronológica sobre os PLE.

Começam com a indicação dos pressupostos teóricos subjacentes ao conceito de PLE, fazendo referência ao e-learning 2.0 e à abordagem construtivista, aglutinando várias teorias e sintetizando que as novas formas de aprendizagem e respetivas estratégias devem estar adaptadas aos alunos 2.0 que buscam, constroem e partilham conhecimentos através das várias ferramentas disponíveis na Web 2.0.

De seguida, numa perspetiva cronológica, e referenciado vários teóricos, o conceito de PLE é exposto, culminado com a noção do mesmo associada à evolução da Web para a Web 2.0 e a um aperfeiçoamento do conceito de e-learning, na perspetiva de desenvolver nos alunos capacidades de maior autonomia, de partilha e de colaboração ao longo da vida.

Para os ambientes de aprendizagem individual, os autores enumeram e identificam elementos e as ferramentas necessários para que a informação se converta em conhecimento individual, partilhado, integrado e integrando recursos digitais.

O artigo finaliza com a apresentação da implementação de um PLE numa turma do curso profissional com o intuito de aferir a importância de um ambiente pessoal de aprendizagem e, para tal, utilizaram uma plataforma de e-learning, a Edu2.0.


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Bibliografia anotada do artigo:

Santos, C., Pedro, L., & Almeida, S. (2012). Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, 4(2), 76-88. Disponível em:

http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/257/147

 

No artigo Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo, os autores relacionam o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC) a uma revolução ideológica educativa, com particular incidência na aprendizagem.

A utilização da Web 2.0, em contexto educativo, é apresentada como o meio pelo qual o aluno desenvolve uma nova postura, nomeadamente no que concerne às práticas e às metodologias utilizadas e a utilizar, salientando - se a visão social da Web na perspetiva de uma aprendizagem colaborativa e conetiva.

Ao apresentar e caracterizar o projeto Sapo Campus e a plataforma desenvolvida na Universidade de Aveiro, os autores procuram comprovar a utilização destas tecnologias no Ensino Superior, refletindo sobre os resultados obtidos. Neste sentido analisaram as exigências atuais e a necessidade em se adaptar o processo educativo.

É destacada a importância dos PLE para a construção do conhecimento dos alunos durante o período de educação formal, não formal e informal. Desta forma, é evidenciada a necessidade de abertura da plataforma e da sua flexibilização, no intuito de se atingirem níveis de partilha e de interação essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem individual.

O estudo apresentado é extremamente enriquecedor e bem estruturado, permitindo-nos retirar ilações importantes no que respeita à importância do PLE para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade.

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