Temática I - A pedagogia do E-Learning - Tarefa 1

 Bibliografia anotada

Nota Introdutória

 

A Unidade Curricular Processo Pedagógicos em E-learning, estabelece como primeira tarefa a concretizar referente à temática I - A Pedagogia do eLearning a elaboração e disponibilização ao grupo turma de uma bibliografia anotada sobre os subtemas: Abordagens pedagógicas em elearning e o papel do professor em contexto online. Pretende-se a referência a dois itens. A escolha destes não teve um critério pré-definido. Após a pesquisa e a leitura de alguns artigos, a identificação dos assuntos com a minha perspetiva pessoal dos mesmos é que condicionou a seleção dos seguintes:

Ø  Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa29 (2), 327-340. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010

 

Ø  Rosário, L. d., & Moreira, A. (2015). Competências do Professor para o Ensino Online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD. Tecnologias da Informação em Educação. CIDTFF-Indagatio Didactica – Universidade de Aveiro. Volume 7. Pp. 115 - 131 Disponível em:  https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2626/2056

 

Bibliografia anotada do artigo:

Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem.

A autora Maria Elizabeth equaciona de forma positiva a aplicação das tecnologias na pedagogia em elearning, contudo estas não podem ser consideradas e interpretadas como um acessório. Há que clarificar a sua importância e necessidade. São as tecnologias que possibilitam e democratizam o acesso à educação e que permitem a interação entre os intervenientes do processo – aluno / aluno e aluno / professor, mencionado a importância dos princípios da flexibilidade temporal e espacial. Neste conceito de pedagogia em elearning, a autora salienta o papel do professor como o que elabora e planifica os materiais e recursos. Também, refere o papel de um “design educacional”, aquele que poderá, na ausência do professor, estabelecer as dinâmicas interacionais com os alunos e esclarecer as dúvidas. Neste pressuposto terá de ser alguém conhecedor do programa e ou curso.

Acrescenta a ideia de que um ambiente virtual favorável à aprendizagem significativa ao aluno é mais do que um repositório de hipertextos ou de recursos multimediáticos, terá de ser organizado e propício a uma aprendizagem dinâmica e relacional com os outros intervenientes e, por isso deverá integrar diversas mídias, linguagens e recursos potenciadores de uma sociabilização.

Neste texto, a autora assinala as diferenças entre educação on-line, educação a distância e e-learning. No entanto, aponta que o blended learning (e-Learning híbrido) é a tendência do ensino a distância pela capacidade integradora de diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem com o objetivo de satisfazer as necessidades dos aprendentes em alcançar os objetivos. Nesta abordagem, em ambientes virtuais, as interações assíncronas e síncronas são uma possibilidade.

Neste texto também se explora a ideia de que um ambiente digital e interativo fomenta a produção individual e coletiva do pensamento e conhecimento mediante a integração de diferentes tecnologias, fomentando as competências e habilidades de expressão escrita, de interpretação de textos e hipertextos sempre numa lógica colaborativa.

 

Bibliografia anotada do artigo:

Competências do Professor para o Ensino Online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD.

            Neste artigo os autores apresentam diferentes competências atribuídas ao professor no ensino online, para tal começam por clarificar o conceito tendo por referência outros autores. Apresentam a perspetiva de que as competências dos professores no ensino online apresentam semelhanças e diferenças em relação às do ensino tradicional e que a conciliação de ambas será imprescindível para um ensino a distância efetivo e de qualidade.

São enumeradas, pelos autores, competências científicas, pedagógicas e tecnológicas não descuidando a importância das competências comunicacionais para um diálogo positivo entre o docente e os estudantes partilhando saberes com vista à construção de conhecimentos. Acrescentam, também, as competências necessárias no século XXI: a flexibilidade, a criatividade, o trabalho em equipa e aprender a aprender.

Os autores apresentam as vantagens do ensino online mencionando que este depende contexto e do modelo de ensino a distância adotado e, como tal, as competências e o papel do professor são clarificados e entendidos dentro de um contexto específico.

Os autores apresentam as conclusões e considerações a partir de relatos e experiências dos intervenientes de uma investigação realizada na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique.  

Comentários

Mensagens populares