MED - Atividade 0 - Ideias pessoais sobre o Ensino a Distância e eLearning

 Ponto 1 - Post 1 

a) "O que é para mim a Educação a Distância? E o elearning?"

b) "Desde que iniciei este curso (no Módulo de Ambientação) como estudante, o que já alterei na minha visão sobre EaD/elearning?"

Ao ler as indicações para a realização da atividade 0 – Ideias pessoais sobre Ensino a Distância e eLearning, considerei, de imediato que são dois conceitos intrínsecos, pois para a sua aplicabilidade utiliza - se a mesma ferramenta e o mesmo ambiente virtual. 

Reconheço que nunca aprofundei o assunto nem refleti nas diferenças ou semelhanças existentes. A utilização do computador e respetivas ferramentas digitais não têm sido exploradas por mim. Conheço o que considero essencial e útil para o dia a dia profissional. 

Educação a Distância? O ensino é ministrado em diferentes contextos espaciais pressupondo que os seus intervenientes se encontrem desfasados espacialmente. 

ELearning? Aprender através do computador. 

O módulo de Ambientação online introduziu o contacto, o conhecimento e o manusear desta ferramenta de trabalho, despertando curiosidade e vontade de saber fazer. E, assim, gradualmente, desconstrói-se as perspetivas e as ideias pré-concebidas. A familiarização com os instrumentos de comunicação em ambiente virtual, colocar e responder a mensagens nos fóruns permitiu um autodiagnóstico e percebi a necessidade e obrigatoriedade da frequência assídua à plataforma, pois a informação é constante. Os fóruns, como locais de debate, de apresentação e confronto de ideias e partilha obrigam a essa dinâmica interativa e regular. E, também, entendi que a comunicação escrita e o rigor desta nas plataformas digitais é pertinente. 

Nas plataformas digitais o estudante interage diretamente significando que é parte integrante da aprendizagem. Então, ao conceito ensino associa-se o da aprendizagem. Nesta dicotomia ensino/aprendizagem temos as tecnologias de comunicação e informação (TIC) e a internet como meios facilitadores da comunicação síncrona ou assíncrona, tendo em conta que os agentes de ensino e de aprendizagem se encontram temporal e espacialmente distantes. O e-learning torna a aprendizagem mais dinâmica, interativa e colaborativa. É um sistema de apoio à aprendizagem com muitas funcionalidades que permitem ter acesso a materiais de forma rápida e intuitiva.  

Julgo não ser correto dissociar os dois conceitos, uma vez que apresentam características transversais como a flexibilidade, a autonomia, a colaboração e a interação. 


Ponto 2 - Post 2 

a) Indique o nome de 2 nomes de autores que para si estão ligadas à área (teóricos/investigadores - 1 internacional e um nacional) de EaD ou de elearning. 

b) Elabore uma pequena sinopse sobre essas pessoas (10 linhas).

Tony Blair é Presidente e CEO da Tony Bates Associates Ltd, uma empresa privada especializada em consultoria e formação no planeamento e gestão de e-learning e educação à distância. É autor de onze livros na área do e-learning e do ensino à distância. É Professor Visitante Distinto na G. Raymond Chang School of Continuing Education, Ryerson University, Toronto e Associado de Investigação na Contact North, Ontário. Na sua página pessoal disponibiliza os recursos que considera úteis e interessantes, nomeadamente associados ou relevantes para as universidades e faculdades. Refere a importância que os dirigentes políticos devem ter nestas questões.

https://www.tonybates.ca/tonys-publications/tonys-papers/

José António Marques Moreira é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, as funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Formação de Professores, Educação Online e das Tecnologias Digitais.

https://repositorioaberto.uab.pt/


Comentários

Mensagens populares