ESR - Atividade 2 - Cibercultura

Cibercultura

 

O fenómeno da cibercultura é transversal aos diferentes contextos históricos, políticos, sociais e económicos existentes. Pierre Levy, na obra incitada pelo Conselho Europeu sobre Educação e Desenvolvimento menciona-a como sendo uma cultura em constante mutação.

O vocábulo cibercultura é definido, no Dicionário de Língua Portuguesa, como um conjunto de aspetos e padrões culturais relacionados com a Internet e a comunicação em redes de computadores. Assim, deduz-se que o espaço virtual Internet seja de criação cultural caleidoscópica e recorrente em todas as sociedades. Não é um fenómeno social único, é um agente de mudança social e cultural, de carácter democrático, incensurável e incontrolável a que Levy chama de universalização (Lévy, 1999, p.48) da informação e do pensamento.

A trilogia técnica, cultura e sociedade, não obstante a diferença concetual, são indissociáveis. Ao longo da humanidade verificou-se que as tecnologias são agentes de mudanças e, estas refletem-se nas civilizações e sociedades (Lévy, 1999, p.23). As técnicas produzem-se no seio de uma cultura e, como tal fomentam o conhecimento (Simões, 2009), criando novos conceitos: hipertextos, digitalização da informação, hipermédias, simulação em computadores, realidades virtuais, entre outros, independentemente dos contextos e realidades.

Esta nova etapa da sociedade em rede, da sociedade da aprendizagem, na qual as tecnologias revelam ser fundamentais na procura de informação é a sociedade da cibercultura. É o conjunto de comportamentos, de valores e ações aliados às tecnologias digitais. É a cultura da contemporaneidade, do presente, é real. São as tecnologias intelectuais que alteram e/ou estimulam as capacidades cognitivas humanas: a memória (banco de dados, hipertextos), a imaginação (simulação), a perceção (realidades virtuais) e o raciocínio (inteligência artificial).

            Estes pressupostos fomentam a inteligência coletiva (no) digital. Um pensamento suportado por conexões sociais que se desenvolvem através da utilização das redes de computação/processamento automático da internet e que se caracteriza pela interatividade (fóruns, wikis) e pela partilha de saberes globais.

            O ciberespaço apresenta-se como um instrumento privilegiado da inteligência coletiva (Lévy, 1999, p.27). É um meio de comunicação que resulta da conexão mundial dos computadores (Lévy, 1999, p.17). Especificamente, é a infraestrutura material da comunicação digital encorajando uma troca uma recíproca, comunitária e multidirecional. Apresenta-se, como exemplos, as instituições de formação profissional e de ensino à distância que desenvolvem sistemas de aprendizagem coletiva/cooperativa em rede. É um novo espaço de aprendizagem e de comunicação que não exige a presença física dos participantes para que ocorra uma efetiva troca de informação. Segundo Levy é o “espaço prático” e relaciona-o com o conceito de globalização.

Deste modo, a cibercultura desenvolve-se no ciberespaço mediante uma participação ativa, uma socialização e constrói a sua própria identidade. Contudo, o crescimento do ciberespaço não implica, automaticamente, o desenvolvimento da inteligência coletiva. Muitas vezes, propicia o surgimento de situações de isolamento, de dependência e exploração e até uma sobrecarga cognitiva. É o seu caracter de pharmakon: veneno para os que não participam e remédio para os que participam (Lévy, 1999, p.213).

No contexto da interatividade e da intercomunicação rápida e do imediato, os cursos Online Abertos e Massivos (Open Online Course - MOOC), a WIKI e Google Drive online são exemplos de cibercultura. São formas democratizadas, participativas e colaborativas de conhecimento e de saberes numa comunidade virtual de aprendizagem numa escala global.

 

Referência bibliográficas:

Lévy, P. (1999). Lisboa: Piaget. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Edições 34 https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf

Simões, Isabel de A. G. (2009). A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Revista eletrónica Temática. Ano V, n. 05.

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https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U&feature=youtu.be (o que é virtual?)


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