ESR - Atividade 2 - Cibercultura
Cibercultura
O fenómeno da cibercultura é transversal aos
diferentes contextos históricos, políticos, sociais e económicos existentes.
Pierre Levy, na obra incitada pelo Conselho Europeu sobre Educação e
Desenvolvimento menciona-a como sendo uma cultura em constante mutação.
O vocábulo cibercultura é definido, no
Dicionário de Língua Portuguesa, como um conjunto de aspetos e padrões
culturais relacionados com a Internet e a comunicação em redes de computadores.
Assim, deduz-se que o espaço virtual Internet seja de criação cultural
caleidoscópica e recorrente em todas as sociedades. Não é um fenómeno social
único, é um agente de mudança social e cultural, de carácter democrático,
incensurável e incontrolável a que Levy chama de universalização (Lévy, 1999,
p.48) da informação e do pensamento.
A trilogia técnica, cultura e sociedade, não
obstante a diferença concetual, são indissociáveis. Ao longo da humanidade
verificou-se que as tecnologias são agentes de mudanças e, estas refletem-se
nas civilizações e sociedades (Lévy, 1999, p.23). As técnicas produzem-se no
seio de uma cultura e, como tal fomentam o conhecimento (Simões, 2009), criando
novos conceitos: hipertextos, digitalização da informação, hipermédias,
simulação em computadores, realidades virtuais, entre outros, independentemente
dos contextos e realidades.
Esta nova etapa da sociedade em rede, da
sociedade da aprendizagem, na qual as tecnologias revelam ser fundamentais na
procura de informação é a sociedade da cibercultura. É o conjunto de
comportamentos, de valores e ações aliados às tecnologias digitais. É a cultura
da contemporaneidade, do presente, é real. São as tecnologias intelectuais que
alteram e/ou estimulam as capacidades cognitivas humanas: a memória (banco de
dados, hipertextos), a imaginação (simulação), a perceção (realidades virtuais)
e o raciocínio (inteligência artificial).
Estes pressupostos fomentam a
inteligência coletiva (no) digital. Um pensamento suportado por conexões
sociais que se desenvolvem através da utilização das redes de computação/processamento
automático da internet e que se caracteriza pela interatividade (fóruns, wikis)
e pela partilha de saberes globais.
O ciberespaço apresenta-se como um
instrumento privilegiado da inteligência coletiva (Lévy, 1999, p.27). É um meio
de comunicação que resulta da conexão mundial dos computadores (Lévy, 1999,
p.17). Especificamente, é a infraestrutura material da comunicação digital
encorajando uma troca uma recíproca, comunitária e multidirecional.
Apresenta-se, como exemplos, as instituições de formação profissional e de
ensino à distância que desenvolvem sistemas de aprendizagem
coletiva/cooperativa em rede. É um novo espaço de aprendizagem e de comunicação
que não exige a presença física dos participantes para que ocorra uma efetiva
troca de informação. Segundo Levy é o “espaço prático” e relaciona-o com o
conceito de globalização.
Deste modo, a cibercultura desenvolve-se no
ciberespaço mediante uma participação ativa, uma socialização e constrói a sua
própria identidade. Contudo, o crescimento do ciberespaço não implica,
automaticamente, o desenvolvimento da inteligência coletiva. Muitas vezes,
propicia o surgimento de situações de isolamento, de dependência e exploração e
até uma sobrecarga cognitiva. É o seu caracter de pharmakon: veneno para os que
não participam e remédio para os que participam (Lévy, 1999, p.213).
No contexto da interatividade e da
intercomunicação rápida e do imediato, os cursos Online Abertos e Massivos
(Open Online Course - MOOC), a WIKI e Google Drive online são exemplos de
cibercultura. São formas democratizadas, participativas e colaborativas de
conhecimento e de saberes numa comunidade virtual de aprendizagem numa escala
global.
Referência
bibliográficas:
Lévy,
P. (1999). Lisboa: Piaget. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Edições
34
https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf
Simões,
Isabel de A. G. (2009). A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o
pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de
comunicação. Revista eletrónica Temática. Ano V, n. 05.
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https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U&feature=youtu.be
(o que é virtual?)
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